Monday 19 August 2013

Aleluia

A música "Hallelujah" se popularizou de forma impressionante. A melodia é extremamente bela e, apesar da sua simplicidade, evoca grandes emoções. Como cristão, porém, não posso apreciar a letra original de Leonard Cohen. Apesar de conter diversas referências bíblicas (Davi e Bateseba, Sansão e Dalila), o poema original não pode ser considerado bíblico, de forma alguma (colocando em dúvida, inclusive, a existência de Deus). É verdade que o poema original é ambíguo, e Cohen mesmo nunca quis explicar claramente o seu significado — mas sempre achei que Hallelujah merecia uma letra que exaltasse a Deus (pois a própria palavra quer dizer “Louve a Deus”).

O jovem cantor Jota A. apresenta uma versão em português. A sua voz é realmente muito bela, mas é uma pena que o autor da letra em português que Jota A canta (não sei quem é) usou de tanta liberdade com a métrica.

Por estas (e outras) razões, apresento abaixo uma letra em Português que pode ser cantada com a melodia original de Leonard Cohen (8.8.11.8.8.11) O primeiro verso fala de como louvamos a Deus na alegria. O segundo verso mostra como a fé nos leva a cantar “Aleluia” mesmo quando as coisas estão mais difíceis, enquanto o último verso contempla um coração destroçado pelas tempestades da vida, mas que ainda sussurra: “Aleluia”.

Algumas meninas muito especiais para mim gravaram, sob a liderança da Liége, uma versão desta poesia que está no Youtube.

Talvez seja preciso definir duas palavras usadas no poema:

Elegia: Poema sobre assunto triste ou lutuoso.

Crisol: 1. Recipiente em barro refratário, ferro ou platina utilizado para as reações químicas a altas temperaturas. 2. [Metalurgia] Parte inferior de um alto-forno onde se acumula o metal fundido. 3. Fig., provação.

Aleluia

Se o Sol sorri ao me acordar,
Se as nuvens tentam me abraçar
    E a brisa alegremente assobia,
Eu ouço então meu coração,
Com retumbante entonação
    Cantando, agradecido: “Aleluia”!

Se o Sol se esconde com pesar,
Se as nuvens choram sem parar
    E o vento entoa a triste elegia,
Eu olho para além do Sol,
Pro resultado do crisol,
    E pela fé eu canto: “Aleluia”!

Se o Sol fugiu sem avisar,
Se o vento e nuvens, ao brigar,
    Destroem minha paz e alegria;
Ainda em meio a minha dor,
Em prantos, se preciso for,
    Meu coração sussurra: “Aleluia”!

© 2013

No comments:

Post a Comment